Se você quiser realmente cumprir seus objetivos e não ficar sobrecarregado, faça isso mês a mês.
No início do novo ano, muitos de nós tomamos grandes e ambiciosas resoluções para finalmente colocar as nossas finanças em ordem. Prometemos cortar gastos, saldar dívidas ou duplicar as contribuições para a aposentadoria. No entanto, o complicado calendário e o âmbito destas resoluções de Ano Novo muitas vezes levam-nos ao fracasso. Em fevereiro, a maioria é abandonada à medida que a vida atrapalha. Existe uma abordagem melhor do que a busca anual pela perfeição.
Em vez de uma revisão anual, considere fazer uma pequena redefinição financeira a cada mês. O início ou o final do mês fornece um marco natural para revisar as finanças e definir metas realistas para os próximos 30 dias, e isso mantém suas finanças sob controle durante todo o ano.
Faça um balanço dos seus números
Primeiro, recomendo monitorar o que entra e sai a cada mês. Ter uma compreensão de sua renda pós-impostos (o que entra) em relação às suas despesas mensais (o que sai) é o primeiro passo para aumentar suas economias. Ele também mostrará quanto você está gastando em itens essenciais, como custos de moradia, mantimentos ou pagamentos de dívidas, em comparação com coisas boas, como comer fora ou entretenimento, e onde você pode reduzir em determinadas categorias.
- Faça login em todas as contas para atualizar saldos – correntes, poupanças, investimentos, dívidas.
- Anote seu patrimônio líquido subtraindo dívidas de ativos. Veja como isso mudou no último mês.
- Revise a renda, os gastos e a taxa de poupança do mês. Você estava no alvo? Se não, onde você gastou demais?
Reflita sobre o mês passado
Seu objetivo com a reflexão é definir quais objetivos você está tentando alcançar, quando deseja alcançá-los e quanto deseja economizar. Ser o mais específico possível com cada um pode ajudar a prepará-lo para o sucesso financeiro. Por exemplo, se você estiver economizando para uma próxima viagem, reserve uma quantia predeterminada de dinheiro todo mês para atingir sua meta.
- O que correu bem financeiramente? Comemore vitórias como pagar dívidas ou atingir um marco de poupança.
- O que não correu tão bem? Observe as áreas onde você gastou demais ou economizou.
- Faça um diário sobre suas emoções e atitudes relacionadas ao dinheiro. Focar apenas em metas numéricas pode funcionar no curto prazo, mas se elas não tiverem um significado mais profundo, é mais provável que você perca o fôlego.
Curso correto para o próximo mês
É hora de colocar seu reflexo em uso.
- Ajuste o orçamento mensal, se necessário, com base no aprendizado. Ajuste as categorias que estavam desativadas.
- Planeje com antecedência grandes despesas no próximo mês, como férias ou seguro de carro. Ajuste outros gastos de acordo.
- Defina uma ou duas metas financeiras específicas e alcançáveis para o mês, algo como “pagar metade do saldo do meu cartão de crédito”.
Automatize suas finanças
Considere configurar um depósito automático para ajudar a economizar dinheiro sem precisar pensar nisso. Agende uma transferência automática de sua conta corrente para poupança, incluindo poupanças de longo prazo ou investimentos como aposentadoria, logo após cada contracheque chegar, para não ficar tentado a gastá-lo. Dependendo da sua situação financeira, tente aumentar gradativamente esse valor a cada mês ou trimestre.
Leave a Reply