Corte seu orçamento e cumpra-o Agora é hora de analisar seu orçamento mensal e identificar áreas onde você pode cortar gastos até conseguir equilibrar as despesas de férias. Por exemplo, você pode comer menos fora, limitar seus custos de entretenimento (quem quer sair em janeiro, afinal?), reduzir despesas diversas e pausar assinaturas não essenciais. O objetivo é cortar gastos discricionários, e mesmo pequenas reduções de US$ 5 a 10 por categoria farão a diferença, ou pelo menos lhe darão uma sensação de controle após a imprudência do feriado. Voltar aos trilhos financeiros depois de um feriado indulgente exige força de vontade, especialmente se você acumulou mais dívidas do que planejou. Mas com algum planejamento e moderação, você pode se recuperar depois. E no próximo ano, tente fazer com que a temporada de férias seja mais do que excesso de sugação de dinheiro. Você pode permanecer intencional com seus gastos e ao mesmo tempo abraçar o espírito da temporada.

Como se recuperar de gastos excessivos nas férias

Nada diz “tristeza pós-feriado” como “dívida enorme de cartão de crédito”.

As férias carregam uma marca pesada. Todos os presentes, viagens, comida e entretenimento podem esgotar rapidamente sua conta bancária. Embora valha a pena ostentar uma preciosa lembrança de férias, agora que as férias acabaram, é hora de colocar suas finanças de volta nos trilhos. Aqui estão algumas dicas para se recuperar dos gastos excessivos nas férias.

Faça um plano

Como sempre, o primeiro passo é encarar a pessoa no espelho. Pegue seu orçamento e analise com atenção sua situação financeira. Esta pode ser a parte mais preocupante, mas você precisa calcular quanto gastou durante as férias para saber exatamente o tamanho do buraco que precisa preencher. Analise seu cartão de crédito e extratos bancários para obter um detalhamento detalhado. (Aqui está meu guia para conduzir uma auditoria de gastos em você mesmo.) Ei, talvez não seja tão ruim quanto você pensa! Ou talvez seja pior. De qualquer forma, você precisa saber.

Começando a usar um aplicativo de orçamento

Aplicativos como YNAB e Goodbudget (RIP Mint!) podem ajudá-lo a criar um orçamento, monitorar seus gastos e definir metas de economia de dinheiro. A visualização e as notificações que eles fornecem podem mantê-lo focado e motivado. Confira os melhores aplicativos de orçamento com base no tipo de poupador ou gastador que você é e escolha um que torne simples ver exatamente para onde seu dinheiro está indo, para que você possa identificar áreas onde pode cortar.

Devolva presentes em troca de dinheiro

Eu sei que a etiqueta pode ser arriscada, mas acredito firmemente em devolver presentes em troca de dinheiro se você simplesmente não puder usá-los. Pessoalmente, quando erro o alvo e presenteio alguém com algo que ele não quer, prefiro que pelo menos ganhe algum dinheiro com isso, em vez de deixá-lo apodrecer em uma prateleira alta do armário, fazendo-o ficar ressentido comigo e, assim, manchando nossa relacionamento para sempre. Muito obvio.

Então vá em frente e leve os presentes indesejados de volta à loja para devolvê-los e receber um reembolso. Tente localizar um recibo de presente para facilitar a devolução, mas muitas vezes há uma maneira de devolver as coisas, mesmo sem recibo . Apenas certifique-se de devolver os presentes de Natal indesejados mais cedo ou mais tarde – e se a loja não aceitar de volta, considere vender os itens no Craigslist, no mercado do Facebook ou no eBay. Cada pouquinho que você pode recuperar ajuda na sua recuperação financeira.

Devolva suas próprias compras indesejadas (e não seja enganado pelas defeituosas)

Se você sente remorso de comprador por um presente que não deu, ou comprou alguns presentes para si mesmo durante as compras de fim de ano e agora se arrepende, lembre-se de que muitos varejistas têm políticas generosas de devolução pós-feriado. Você poderá devolver ou trocar presentes não utilizados e na embalagem original. Novamente, você pode nem precisar de um recibo.

Se você recebeu um presente com defeito e precisa ser devolvido, isso é outra história. A boa notícia: você tem mais direitos de consumidor do que imagina. O ruim: alguns fabricantes realmente farão você lutar por eles. Esperançosamente, a empresa honrará sua garantia, mas se não, talvez seja necessário resolver uma disputa ou enviar uma carta de demanda. E se você estiver lutando para obter uma resposta, vá a público. Publique na página da empresa no Facebook ou tweet sua reclamação para eles. (Ei, funciona para companhias aéreas .)

Corte seu orçamento e cumpra-o

Agora é hora de analisar seu orçamento mensal e identificar áreas onde você pode cortar gastos até conseguir equilibrar as despesas de férias. Por exemplo, você pode comer menos fora, limitar seus custos de entretenimento (quem quer sair em janeiro, afinal?), reduzir despesas diversas e pausar assinaturas não essenciais. O objetivo é cortar gastos discricionários, e mesmo pequenas reduções de US$ 5 a 10 por categoria farão a diferença, ou pelo menos lhe darão uma sensação de controle após a imprudência do feriado.

Voltar aos trilhos financeiros depois de um feriado indulgente exige força de vontade, especialmente se você acumulou mais dívidas do que planejou. Mas com algum planejamento e moderação, você pode se recuperar depois. E no próximo ano, tente fazer com que a temporada de férias seja mais do que excesso de sugação de dinheiro. Você pode permanecer intencional com seus gastos e ao mesmo tempo abraçar o espírito da temporada.