fim de semana sem gastos

Como conseguir um fim de semana sem gastos e que não seja uma merda

É como o jejum intermitente, mas para o seu bolso.

A maioria de nós provavelmente tem algum tipo de resolução financeira para gastar menos e economizar mais . Mas a ideia de “cortar gastos” pode ser abstrata e difícil de concretizar. É como dizer que você quer “aprender a cozinhar” sem nunca escolher uma receita ou comprar os ingredientes necessários. Em vez disso, tente começar aos poucos, com uma meta específica e alcançável para dar uma chance este ano: um fim de semana “sem gastos”.

É exatamente o que parece: passar 48 horas sem entregar dinheiro ou passar nenhum cartão. Um fim de semana sem gastos pode ser uma ótima maneira de redefinir suas finanças , evitar compras por impulso e valorizar o que você já tem . Com algum planejamento e autocontrole, você pode passar um fim de semana inteiro sem gastar nenhum dinheiro. Aqui estão algumas dicas para tornar seu fim de semana sem gastos um sucesso.

Planejar com antecedência

Reservar tempo para se preparar é fundamental. Faça uma lista de tudo que você precisa para o fim de semana – comida, entretenimento, gasolina, etc. – e compre os itens necessários com antecedência. Prepare as refeições e faça um estoque de mantimentos na sexta-feira para não precisar ir à loja. Você não precisa ser um ótimo cozinheiro para fazer comida boa e barata .

Não exagere, é claro, ou você corre o risco de gastar mais dinheiro do que gastaria durante o fim de semana. Seu objetivo aqui é garantir que você tenha tudo o que precisa – e nada que não precise. Este fim de semana é para eliminar a tentação de comprar impulsivamente ou gastar dinheiro em uma rodada extra de bebidas que você realmente não precisa.

Encontre atividades gratuitas

Procure eventos gratuitos que acontecem localmente, como concertos ao ar livre, dias em museus ou trilhas para caminhadas. Pesquise calendários de eventos online e blogs locais. Você pode ter experiências divertidas sem gastar.

Deixe dinheiro em casa

Leve apenas o que você realmente precisa para o fim de semana. Se você tiver dinheiro extra na carteira, é mais provável que abra exceções e gaste “só um pouco”. Deixe-o em casa para não queimar seu bolso.

Fique longe da tentação

Não se torture andando por lugares onde você gosta de gastar dinheiro, como sua loja ou café favorito. A tentação de gastar “apenas alguns dólares” pode ser grande demais. Encontre atividades em áreas sem muitas lojas e restaurantes. E se você planejou bem, as compras no domingo podem esperar.

Se você estiver pegando sua carteira, considere dar um tempo e argumentar a favor. Não me refiro apenas à sua cabeça: escreva fisicamente um argumento convincente sobre por que você precisa disso durante seu fim de semana sem gastos. Caso contrário, adie para segunda-feira. Você pode descobrir que seu desejo de comprar a coisa desapareceu de qualquer maneira.

Seja transparente sobre seu orçamento

Há duas vantagens principais em informar às pessoas ao seu redor que você está respeitando um orçamento. Em primeiro lugar, bons amigos respeitarão seus limites e serão menos propensos a pressioná-lo a gastar mais do que você se sente confortável.

Em segundo lugar, será mais provável que você se responsabilize. Em vez de sentir pressão para gastar, você sentirá pressão para economizar. A chave aqui é ser casual, mas firme. Você não quer que os outros sintam que você está reclamando, pedindo ajuda ou julgando seus hábitos de consumo.

Recompense-se (um pouco) depois

Quando você passar o fim de semana sem gastar, mime-se um pouco. Para que qualquer tipo de restrição realmente funcione , você também precisa ser flexível e gentil consigo mesmo. Caso contrário, você corre o risco de uma farra financeira – gastar demais ou evitar totalmente os orçamentos. Formar um relacionamento saudável com o dinheiro significa ceder com atenção . Pergunte a si mesmo: “Como espero que esta compra me faça sentir? O que eu quero que isso me faça sentir? Que sentimentos estou tentando evitar ao comprá-lo?”

No mínimo, um fim de semana sem gastos (ou com poucos gastos) significa se tornar um gastador mais consciente. Mas com uma preparação inteligente e evitando tentações, você pode passar 48 horas sem gastar dinheiro.